Muito se fala sobre o crescimento profissional e pessoal dentro das empresas. É muito importante que cresçamos conforme trabalhamos. No entanto, dentro desse assunto, sempre esquecemos de uma parte crucial: o feedback. Uma cultura de feedbacks diz respeito a priorizar o diálogo e deixar a comunicação entre funcionários e gestores o mais horizontal possível. Para isso, não basta marcar reuniões mensais com esse objetivo e deixar o ambiente desconfortável e formal.
Você entende por que o feedback é importante para a sua jornada profissional? Se você não souber como está indo, como irá aprimorar suas habilidades? Por isso, o feedback é um grande aliado dentro da cultura da empresa, tanto de líder para liderado quanto de liderado para líder e entre colegas de trabalho.
Se você, seja liderado ou líder, não souber que está fazendo algo errado, ou algo que você poderia estar fazendo de forma mais otimizada, como irá se desenvolver?
Neste contexto, é de extrema importância que seja falado o que está errado. No entanto, o feedback vai além do que está errado; também é necessário mencionar o que as pessoas fazem que está dando certo. Assim, aumentamos a moral e motivação da equipe ou líder, fazendo-os pensar: “Realmente, meu trabalho é importante para a empresa e eles reparam no que eu faço”.
Portanto, é ideal que seja uma cultura forte dentro da empresa, onde haja feedbacks mensais, tanto dos líderes para os liderados quanto dos liderados para o líder, informando o que está bom e precisa continuar, e o que está ruim e precisa parar. Isso pode ser tanto em relação a habilidades sociais, habilidades técnicas quanto situações específicas.
A partir desse feedback mensal, os colaboradores conseguem ter um direcionamento para onde ir, como melhorar e crescer dentro da empresa. Sendo assim, o feedback é o primeiro passo para uma equipe e liderança bem-informada e com a comunicação em dia. Segundo a Society for Human Resource Management (SHRM), os feedbacks positivos são benéficos para os colaboradores, visto que promovem aumento do envolvimento. Assim, aponta que o envolvimento com o trabalho de funcionários que focam apenas em pontos negativos é igual à 1/3 do envolvimento de colaboradores que recebem feedbacks positivos e de desenvolvimento.
Com isso, é fundamental que haja um equilíbrio entre feedbacks positivos e de desenvolvimento para alcançar a maior satisfação dos colaboradores. Dessa maneira, há um suporte para o aperfeiçoamento dos funcionários, mas também há o reconhecimento de ações positivas para a equipe.
Artigo escrito por Juliana Silva – Analista de Gente e Gestão